Veja 4 dicas simples de como melhorar o visual do escritório para estimular a produtividade.

Pesquisas indicam que a presença de arte e decoração nos escritórios reflete diretamente no desempenho dos profissionais.

É sempre bom cuidar de casa, arrumar os cômodos e deixar tudo organizado. Mais legal ainda é deixar esses ambientes bonitos, interessantes, quartos aconchegantes, uma sala que inspira convivência e sorrisos, por exemplo. A mesma ideia pode ser aplicada aos escritórios, afinal um estudo mostra que profissionais de empresas que os deixam decorar seu ambiente de trabalho podem ser até 30% mais produtivos — o que, naturalmente, leva a um ganho também em faturamento.

O levantamento acima é da Universidade de Exeter, no Reino Unido, e foi apresentada junto a uma postagem no blog de uma empresa estadunidense de impressões fotográficas CanvasPop, que traz ainda uma outra pesquisa. A companhia descobriu que 99% dos que responderam a sua pesquisa no Linked in gostam de arte no trabalho. Eles também disseram que a arte os faz sentir felizes (77%), inspirados (74%), criativos (73%), relaxados (37%) e produtivos (27%).

Pode ser simples investir em um escritório mais humanizado, atraente e, de quebra, mais produtivo. Não necessariamente as mudanças acontecem apenas nos escritórios grandes e chiques da Pixar, Google, Facebook ou Microsoft. Apesar de que eles assim são exatamente pelo benefício no dia a dia dos profissionais, como aponta o designer de interiores Daniel de Oliveira. Para tanto, ele deixou 4 dicas para melhorar a produtividade no ambiente de trabalho com arte e decoração.

1. Espaços humanizados

2. Aposte nas cores

As cores influenciam no humor; assim é importante conhecê-las: azul transmite confiança e comunicação, mantém a pressão sob controle e é indicado para ambientes de trabalho grandes com equipes numerosas. Cores quentes podem ajudar em espaços onde as pessoas trabalham até tarde, pois estimula a atividade cerebral. O laranja aumenta o entusiasmo e a energia. Verde estimula a criatividade e propicia harmonia, equilíbrio, reduz ansiedade e o desgaste visual. Amarelo é sinônimo de otimismo, mas não abuse pois o excesso pode causar ansiedade. Branco promove criatividade, senso de espaço, principalmente se o local tem luz natural.

3. Layout

4. A decoração deve refletir a identidade da empresa

Todas as dicas acima podem ser aplicadas alinhadas à identidade da companhia. Os elementos de marca não devem ser esquecidos no projeto, afinal, eles são essenciais para dar “a cara da empresa” e a sensação de pertencimento.