Os apartamentos pequenos, de 40m2, 30m2, 25m2 ou até mesmo, acredite, 10m2, são tendência no mercado imobiliário de grandes cidades no mundo e, evidentemente, São Paulo. Já em 2017, apartamentos de menos de 45m2 representavam 42,6% das unidades lançadas na capital paulista e 36,8% das vendas, segundo o SECOVI-SP, números que só tendem a crescer cada vez mais.
Os chamados studios, por exemplo – apartamentos pequenos, sem divisórias entre quarto, sala e cozinha – atraem um público jovem, composto por estudantes, pessoas que se divorciaram, trabalhadores de outras cidades ou quem quer apenas um espaço funcional, uma vez que as áreas comuns dos condomínios apresentam cada vez mais opções para seus moradores. Mas como aproveitar ao máximo esses pequenos espaços? Pode até parecer difícil, mas não é. Confira 10 dicas infalíveis para aproveitar seu apartamento ou studio e deixá-lo mais charmoso e muito funcional:
1. Meça e distribua os móveis e objetos. Você deve medir absolutamente todos os cantos do seu apartamento para aproveitar bem os espaços disponíveis. Garanta uma distância de aproximadamente 60cm entre os móveis para garantir a circulação nos ambientes.
2. Organize. Objetos espalhados, entulhados transmitem a sensação de que o local ainda é menor. Isso sem contar no tempo (e bom humor) que você ganha ao saber onde está cada coisa que precisa quando está saindo atrasado para uma reunião, por exemplo.
3. Móveis multifuncionais. Como o nome sugere, eles têm mais de uma função: sofás que se tornam camas, mesinhas multifuncionais, beliche com escrivaninha embutida, estantes para dividir ambientes. A estante pode separar a cozinha americana da sala, por exemplo e você pode dispor seus livros, algumas plantas para dar vida ao ambiente.
4. Móveis estilo BOX. Eles poderiam entrar na categoria de multifuncionais, mas resolvi dar um item dedicado a eles, pois além das camas box que todo mundo conhece, existem puffs e sapateiras neste formato. São soluções bem interessantes para você guardar documentos, livros e demais objetos que precisar, sem deixar à vista, ocupando espaço.
5. Móveis planejados. Os móveis planejados são projetados para se encaixar nos espaços que você tem disponível. Deixam o ambiente muito mais harmônico e não atravancam o local, uma vez que foram projetados especialmente para seu apartamento/studio. São sempre uma ótima solução para locais pequenos.
6. Prateleiras, nichos e moveis suspensos. Se você tem pouco espaço no chão, por que não contar com suas paredes? Prateleiras na cozinha, nichos no banheiro para organizar itens de higiene e beleza e nichos até mesmo na sala, substituindo o rack e deixando mais espaço disponível no chão são alternativas interessantes e modernas para pequenos espaços.
7. Tons neutros. Eles ampliam o ambiente, deixando tudo mais sofisticado e clean. Os tons mais claros também têm o poder de nos acalmar, então se você tem uma rotina corrida e intensa (como a maioria das pessoas que vive nas grandes cidades), aposte em cores claras para criar um cantinho da leitura, por exemplo, ou deixar seu quarto mais acolhedor, caso não queira pintar todo o apartamento. As cores claras também podem estar nos objetos de decoração, nas cortinas e persianas e no tecido de sofás e pufes.
8. Luz natural e espelhos. Aqui, a matemática é: quanto mais luz natural, melhor (se a planta do seu imóvel ajudar, é claro). Além de economizar energia, também passa a sensação de amplitude e sofisticação. Por isso, invista em cortinas ou persianas em tons claros e apostem em espelhos (preferencialmente grandes, ocupando quase uma parede, por exemplo) para ampliar ainda mais o alcance da luz e, mais uma vez, transmitir a sensação de que seu studio ou apartamento é maior.
9. Integração entre ambientes. Cada vez mais as construtoras projetam apartamentos com cozinha americana, ou seja, integrada à sala. Você também pode quebrar parede para deixar a sala maior, por exemplo, ou integrar a sala de jantar à varanda. Verifique as normas do seu condomínio e, evidentemente, esteja sempre atento à planta do apartamento para saber quais paredes são estruturais e quais podem ser retiradas. Outra dica aqui é usar o mesmo piso entre os ambientes integrados, bem como pintar as paredes da mesma cor. Você terá um efeito incrível e o espaço parecerá bem maior.
10. Portas de correr ou embutidas. Substitua, onde for possível, as portas comuns pelas opções de correr ou embutidas. Elas ocupam menos espaço e há opções muito charmosas que deixarão sua casa mais moderna.
Inspire-se nestas dicas para aproveitar seu espaço da melhor forma possível, deixando seu studio ou apartamento mais charmoso, funcional e acolhedor. Conte sempre com a ajuda de um bom profissional que poderá te orientar de forma adequada, tornando o processo da reforma ou mudança de decoração mais ágil e prazeroso.