Quer deixar sua casa ou apartamento lindo para as festas de final de ano? Aposte em uma reforma seca!

Reforma seca. O nome parece estranho, mas é exatamente isso: uma reforma sem quebradeiras e entulhos e, portanto, mais rápida e econômica também. Esta é a dica para quem quer preparar o imóvel para receber os convidados para as festas de final de ano ou simplesmente entrar 2020 com sua casa de cara nova e energias renovadas!

Confira algumas dicas!

  1. Planejamento. A reforma seca é rápida, um pouco mais econômica, mas isso não quer dizer sem custo. Estabeleça o valor que deseja gastar, converse com seu arquiteto ou designer de interiores e avaliem juntos quais cômodos merecem um up e a partir daí, siga as próximas dicas;
  2. Cozinha: você pode investir em adesivos de azulejo e criar efeitos incríveis na parede da sua cozinha, do estilo retrô ou moderno, as opções são muitas! Os adesivos são adquiridos por metro quadrado. Outra opção é pintar com tinta chalk paint que praticamente adere à qualquer superfície! Ouse, mude a cor, mas não se esqueça de combinar com as demais cores do ambiente de forma harmônica, principalmente se sua cozinha for americana (integrada à sala);
  3. Portas: que tal apostar em outras cores, dando mais vida às suas portas? Ou ainda invista em molduras de gesso. Elas são facilmente aplicáveis e você pode conferir um ar mais sofisticado às peças;
  4. Mude seu piso! Os pisos vinílicos ou linóleos autoadesivos podem ser aplicados sobre os já existentes, evitando quebradeiras. Aqui, a gama de opções também é vasta. Mas lembre-se que esses pisos não devem ser usados em áreas como cozinhas, lavanderias ou varandas (a menos que essas sejam fechadas e integradas à sala) pois não podem ser lavados com água abundante.
  5. Puxadores e maçanetas: pensando nos armários da cozinha ou mesmo de quartos, você pode dar ares novos aos ambientes apenas trocando por novos puxadores. O mesmo vale para as maçanetas das portas: se você trocar maçanetas e ainda acrescentar moldura em gesso ou pintá-las, verá como o efeito do conjunto é interessante (e o investimento não é pesado!)
  6. Um toque de verde: plantas e flores sempre alegram qualquer ambiente. Escolha de acordo com seu gosto pessoal, mas leve em conta questões como tempo para cuidar (se você dispõe de pouco, deve comprar flores ou plantas resistentes) e luminosidade: há plantas próprias para ambientes internos e outras que exigem mais luz.
  7. Decoração e móveis: novos quadros, ou molduras para os já existentes, uma manta charmosa para o sofá, um sofá novo, um tapete poderoso ou luminárias especiais… com pequenas mudanças na decoração você também pode tornar seu ambiente mais alegre, moderno ou retrô, deixando sua casa com outra cara para o final do ano!

A oitava e última dica é o reforço da primeira: planejamento! Conte sempre com a ajuda de um profissional, não só para você não gastar mais do que gostaria, mas para que a reforma seca não deixe sua casa parecendo uma colcha de retalhos e sim apresente o resultado que você tanto deseja e te traga renovação para o próximo ano!